Como a inteligência artificial irá revolucionar o mercado do varejo no Brasil

Como a inteligência artificial irá revolucionar o mercado do varejo no Brasil

Muitas empresas atualmente fazem uso da inteligência artificial, focando em uma experiência mais dinâmica e intuitiva para seus usuários, facilitando assim o  atendimento.

A modernização do varejo tornou-se uma prioridade para muitos negócios que buscam otimizar suas vendas e a interação com o público no cenário digital, influenciando diretamente na decisão de compra.

Neste artigo iremos falar sobre como a inteligência artificial irá revolucionar o mercado do varejo no Brasil, aumentando a lucratividade para empresas de todos os portes.
 

Vitrine virtual: facilita ou complica a compra?

Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro hoje corresponde a 11,6% do setor varejista no Brasil.

A vitrine virtual pode ser uma excelente solução para o empreendedor que busca colocar o catálogo disponível de sua loja em ambiente online. Entretanto, para obter-se sucesso nas vendas, é preciso personalizar a sua plataforma de compras, focando na visibilidade dos produtos e na acessibilidade do usuário. 

Muitos usuários hoje podem sentir dificuldades ao acessar a sua página caso ela não seja responsiva e não possua um designer focado na experiência do usuário. 

Por isso, é fundamental criar e adaptar o seu marketplace de acordo com o comportamento do seu consumidor nas plataformas de compras online. 

Para aqueles que ainda não se posicionaram no digital, é importante ressaltar que, para além dos impulsos provenientes das novas diretrizes tecnológicas que têm instigado os varejistas a criarem canais de vendas em plataformas digitais, existe um embasamento estratégico e comercial muito grande em tal iniciativa.

A questão é que, ao utilizar as mídias sociais como uma vitrine, ou melhor dizendo, como uma extensão da sua loja, automaticamente, se está criando um canal de vendas com custo baixo (se comparado com os custo de uma loja física), como também se pode chegar de maneira mais assertiva ao seu público-alvo. 

Tais fatores tornam a vitrine digital um facilitador de vendas para os consumidores, e para os lojistas se tornam um aporte de escala de seu negócio.

Foi pensando nessa dinâmica que descrevemos acima que, produzimos um e-book que te ensina do absoluto zero a dar seus primeiros passos na criação do posicionamento de sua empresa no digital. Acesse o “Guia de presença digital para vender mais”, e descubra como aumentar a visibilidade da sua loja de varejo seguindo as melhores estratégias do mercado e as suas etapas.

Como não infringir as leis de proteção de dados? 

Uma das principais preocupações para quem opera um e-commerce de varejo é garantir que estejam sendo cumpridas as leis de proteção de dados que são adotadas em nosso país. Felizmente, existem algumas maneiras simples de evitar a violação dessas leis. 

Primeiro, certifique-se sempre de coletar apenas os dados necessários para finalidades legítimas. 

Em segundo lugar, mantenha esses dados em segurança e não compartilhe com terceiros sem o consentimento explícito do cliente. 

Por fim, ofereça aos clientes a opção de excluir suas informações pessoais da base de dados do e-commerce a qualquer momento. Seguindo esses passos simples, você poderá operar seu negócio com tranquilidade sabendo que está cumprindo todas as leis.
 

A inteligência artificial influencia totalmente na decisão de compra? 

A inteligência artificial é cada vez mais importante para as lojas virtuais de varejo do Brasil. Ela pode ajudar a determinar o que os clientes estão procurando, quanto tempo eles gastam em sua loja virtual e quais produtos são os mais populares. 

Além disso, ela também pode ser usada para personalizar ofertas e promover produtos com base nas preferências individuais.

Ao coletar os dados relevantes, a IA pode fornecer uma visão valiosa sobre o que está funcionando bem (ou mal) em sua loja virtual – permitindo-lhe tomar medidas corretivas rapidamente para melhorar seus resultados.
 

O atendimento humanizado também é importante

Não importa se você está vendendo produtos online ou em um varejo tradicional - o atendimento humanizado será fundamental para o relacionamento com o cliente.

Ter uma equipe de SAC online disponível para responder às perguntas dos clientes e ajudá-los a encontrar os produtos certos fortalecerá a credibilidade do seu negócio.

Ter uma abordagem amigável e acolhedora também pode fazer toda a diferença na experiência do cliente. Ao oferecer um atendimento humanizado em seu varejo online, você mostra que seus clientes são importantes para você e que está disposto a fazer o que for preciso para garantir sua satisfação.

Com a modernização das plataformas de varejo online, muitas empresas buscaram adotar o formato digital para atrair clientes de forma eficiente. Pensando nisso, oferecemos o ebook grátis “Guia de presença digital para vender mais”, com dicas valiosas para seu negócio!

 

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Por: Editorial

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