Como organizar o seu estoque e evitar a perda de produtos fora da validade

Como organizar o seu estoque e evitar a perda de produtos fora da validade

Uma das principais preocupações de quem gerencia um estabelecimento comercial  é manter a gestão de estoque em dia. Isso porque, se não houver o devido monitoramento, há o risco de perder produtos fora da validade, trazendo prejuízos para a loja. 

Adotar algumas medidas de organização é importante para que a sua empresa não saia perdendo neste tipo de situação. 

Neste artigo, iremos te ensinar como evitar o prejuízo com a perda de produtos fora da validade, realizando um controle de estoque eficiente e precisa. Acompanhe com a gente e descubra.
 

Esteja sempre em contato com o seu fornecedor


Como um empreendedor, é importante manter um bom relacionamento com seus fornecedores. Afinal, eles são responsáveis por abastecer o seu negócio com os produtos que você precisa. Por isso, é crucial estar sempre em contato com eles, para garantir que a sua loja esteja sempre abastecida.

O contato constante também permite que você fique por dentro das novidades do mercado e saiba quais produtos estão em alta. Dessa forma, você pode oferecer aos seus clientes o que eles realmente desejam comprar.

Preservar um bom relacionamento com o seu fornecedor será importante para definir uma política justa de pedido mínimo de produtos, além de negociar sobre devoluções e formas de pagamento.

É importante avaliar a reputação destes fornecedores, para que seu estoque esteja sempre seguro e não passe por imprevistos e atrasos desnecessários. 

Os frutos de uma boa relação com seus fornecedores irão brotar na medida que ao estar próximo com eles você irá compreender melhor a natureza dos produtos por eles disponibilizados. 

Você possui restaurante e precisa de ajuda para armazenar da forma correta os produtos que são utilizados diariamente na cozinha? Baixe agora mesmo gratuitamente a Tabela de Prazo de Guarda de Alimentos para Restaurantes, e evite a perda de alimentos fora da validade em seu estabelecimento.
 

Realize a inspeção de qualidade de produtos

Uma das maneiras mais eficazes de evitar a perda de produtos fora da validade é realizando inspeções de qualidade regularmente. Com uma boa gestão do estoque, é possível identificar rapidamente os produtos que estão próximos da data de validade e tomar as medidas necessárias para mantê-los em bom estado.

Além disso, é importante ter um sistema de controle de qualidade que garanta que todos os produtos estejam em conformidade com as especificações técnicas.

Para isso, é necessário treinar a equipe responsável pelas inspeções para que ela saiba identificar os problemas com os produtos e tomar as medidas corretivas necessárias.
 

Utilize o Método PEPs 


O Método PEPs (também conhecido como Primeiro que entra, Primeiro que sai) é uma estratégia de organização de estoque que visa aprimorar a eficiência e a segurança baseado na rotação de produtos, ou seja, na ordem em que os produtos são colocados no estoque e quando são vendidos.

Ele permite que você identifique os produtos com maior demanda e, assim, planeje melhor suas compras para atender às necessidades do seu negócio. Aprenda a seguir como realizar o cálculo básico:

 
  • Realize a contagem de estoque inicial e estoque atual;
  • Subtraia a quantidade de produtos que foram vendidos no estoque inicial, comparados com a data mais antiga;
  • Multiplique essa quantia pelo preço de custo.
 

Invista em um sistema de gestão comercial  


Um sistema de gestão comercial é essencial para organizar o estoque e evitar a perda de produtos fora da validade. Ele permite que você acompanhe os produtos em estoque, controle o fluxo de entrada e saída de mercadorias e gerencie as informações sobre os produtos. 

A ferramenta também pode auxiliar na tomada de decisões estratégicas, como a reposição de produtos em falta ou a promoção de produtos com maior potencial de venda.

Além do mais, com sistema de automação comercial fica mais nítido o fluxo de venda de determinados itens e outros dos quais estão com saída esporádica. Essas informações podem ser extraídas facilmente pelos relatórios fornecidos por estes sistemas de automação comercial. 

Desse modo, vale a reflexão de como seria saudável no controle da validade dos produtos o reconhecimento dos mesmos a partir de informações detalhadas do seu fluxo de vendas. 

Quer saber como impulsionar as vendas do seu negócio? Automatize a gestão comercial de sua empresa utilizando as melhores ferramentas do mercado. Tenha mais agilidade em sua rotina organizacional e acelere o desempenho de sua equipe com nossas soluções.
 

 

Traga mais segurança para o estoque com a SAB Automação

A SAB Automação possui o que há de mais moderno em soluções digitais para o seu negócio. Com nossos sistemas, você garante mais segurança e praticidade na gestão de estoque da sua loja. 

Automatize operações, gerencie todos os setores da sua empresa, fiscalize a entrada e saída de mercadorias, avalie a precificação e rotatividade de produtos e tenha o controle total do seu fluxo de caixa. Tudo em um software de fácil acesso e interação.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e descubra todas as vantagens de adotar nossos serviços! 

Por: Editorial

Diga um Oi!