Como o Walmart redefiniu o seu PDV atraindo mais clientes do público classe C

Como o Walmart redefiniu o seu PDV atraindo mais clientes do público classe C

Buscando atingir um novo tipo de consumidor, a famosa rede de supermercados Walmart Brasil adotou uma nova identidade em seu PDV, atraindo o público da classe C, investindo em campanhas de reposicionamento de mercado. 

A marca buscou atingir uma ampliação de 15% a 20% em seu fluxo de clientes, focando em estratégias de pontos de venda em suas principais franquias (Walmart, Bompreço, Hiper Bompreço, Mercadorama, Nacional).

Para você entender melhor, explicaremos através de três pontos como a rede Walmart redefiniu o seu PDV para atrair um público da classe C, trazendo novos significados para a marca. 
 

Representatividade 

Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Data Popular, a classe C é representada por 78% dos consumidores de supermercados, realizando em sua maioria pagamentos no cartão de crédito.

Diversos fatores influenciam neste tipo de público-alvo, desde a categorização de produtos até a localização de ponto de venda, impulsionando ainda mais as vendas com estratégias de atração.

Muitos estabelecimentos comerciais menores utilizam este tipo de estratégia, buscando atrair esse consumidor com ofertas e promoções que se adaptam à realidade econômica do público C. 

Tal ação, fortalece ainda mais a representatividade deste público, ao trazer diversas opções de produtos que façam parte do seu cotidiano por um preço acessível, com pontos de venda próximos a sua residência. 
 

Precificação 

A precificação de produto é um método bastante eficiente para atender às necessidades da classe C, onde são disponibilizados formatos flexíveis de pagamentos, caso o cliente precise parcelar o valor da sua compra.

O mix de produtos oferecidos pela Walmart Brasil em seus pontos de venda também influencia na decisão de compra do seu consumidor, sendo definido a partir da popularidade e necessidade destes itens no cotidiano do cidadão brasileiro. 

A campanha “Quem economiza, realiza”, trouxe um novo público que ainda não conhecia a rede de supermercados, após esta repaginada estratégica. A estratégia de merchandising também foi utilizada em diversos meios de comunicação popular como TV, outdoors,
rádio, revistas e jornais. 

A inserção da marca incluída nas mídias tradicionais, atingem de forma assertiva o público C, remetendo ao consumidor a economia que ele terá ao realizar compras, por estar em um supermercado popular.

Muitos destes consumidores, acreditavam que o Walmart fosse um estabelecimento mais elitista, e desta forma a marca conseguiu se consolidar com este tipo de cliente. 
 

Satisfação do consumidor

Ao adotar um novo conceito em sua marca, a rede Walmart Brasil redirecionou o seu público e conseguiu firmar-se no mercado, focando na satisfação do consumidor, ao atender às necessidades do público da classe C. 

Apesar da grande competitividade em seu setor, a franquia consegue manter um posicionamento flexível no setor varejista, devido a sua nova adaptação, atingindo novos tipos de consumidores.

Com base nisso, podemos observar que tais medidas tomadas são um exemplo de que através do reconhecimento do público-alvo e suas principais objeções é possível modelar uma estratégia sólida de vendas, onde se prioriza as demandas do público e não os anseios habituais do mercado.
 

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Por: Editorial

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