Conheça práticas essenciais de conservação de alimentos para seu restaurante

Conheça práticas essenciais de conservação de alimentos para seu restaurante

Manter a gestão de um restaurante em dia é necessário para que não existam conflitos e prejuízos desagradáveis no estabelecimento. E um dos principais cuidados que devem ser tomados é em relação à forma de conservação e higienização de alimentos. 

Buscando auxiliar seu negócio, hoje, falaremos sobre quais práticas devem ser adotadas no armazenamento de alimentos, e como evitar que o seu restaurante tenha uma reputação negativa em questões básicas de higiene e sanitarismo. 

Acompanhe com a gente!


Higiene dos Funcionários

Primeiro de tudo, é fundamental que os seus colaboradores recebam o treinamento necessário sobre higiene pessoal e a forma de manusear os ingredientes, bem como as condutas sanitárias de EPI 's na hora do preparo dos pratos.

É necessário sempre usar: luvas, avental, touca para cabelo e máscara para cobrir o rosto e proteger os alimentos contra germes, bactérias e outros tipos de ameaças. 

Também é importante lavar as mãos até os cotovelos com água corrente e sabão de coco para esterilizar corretamente a região que possui contato com os ingredientes.

O uso inadequado destes itens podem trazer sérios problemas de saúde ao seu cliente, além de afetar drasticamente a imagem de seu negócio.

Além disso, é recomendado também evitar o uso de relógios, correntes, anéis e pulseiras durante o processo de produção.


Conservação de Alimentos

Um dos principais inimigos dos gestores de restaurantes, são os alimentos fora da validade devido a falha no armazenamento e refrigeração. É preciso estar sempre atento e verificar antecipadamente a sua data e as suas condições de armazenamento.

Além disto, o sistema de vigilância sanitária sempre poderá realizar uma visita inesperada em seu restaurante, buscando avaliar e fiscalizar corretamente como funciona internamente a sua produção.

Saiba exatamente o que fazer para que seu restaurante esteja seguindo as condições adequadas e sempre de acordo com as normas sanitárias. Confira:
  • Organize e separe os alimentos por ordem (Evitar misturar ingredientes diferentes);
  • Ao receber novos alimentos de estoque, realize a higienização e armazenagem destes itens;
  • Confira a temperatura adequada para refrigeração e conservação de alimentos; 
  • Atente-se sempre com alimentos fresco e crus (Ex: Carne bovina, aves, peixes frescos, frutos do mar, queijos especiais, legumes e verduras, dentre outros);
Sempre observe a validade de alimentos e evitar aquisição de alimentos que estejam próximo de vencer;

O tratamento de alimentos pasteurizados e esterilizados com alta temperatura pode preservar ainda mais a sua conservação, mantendo a qualidade dos alimentos por ainda mais tempo.
 
Métodos de conservação de alimentos devem ser analisados e avaliados da forma correta, pois eles definirão o fluxo de sua produção, trazendo ainda mais praticidade e agilidade para o seu restaurante.


Tabela de Prazo de Guarda de Alimentos

Sabemos o quanto é importante colocar em prática estes hábitos, por isso, separamos um material exclusivo. A Tabela de Prazo de Guarda de Alimentos para Restaurantes, irá te auxiliar no armazenamento e refrigeração eficiente dos seus ingredientes. Ficou curioso? Baixe agora mesmo nosso Guia e descubra!
 


 

Por: Editorial

Diga um Oi!