Conheça práticas essenciais de conservação de alimentos para seu restaurante
Manter a gestão de um restaurante em dia é necessário para que não existam conflitos e prejuízos desagradáveis no estabelecimento. E um dos principais cuidados que devem ser tomados é em relação à forma de conservação e higienização de alimentos.
Buscando auxiliar seu negócio, hoje, falaremos sobre quais práticas devem ser adotadas no armazenamento de alimentos, e como evitar que o seu restaurante tenha uma reputação negativa em questões básicas de higiene e sanitarismo.
Acompanhe com a gente!
Higiene dos Funcionários
Primeiro de tudo, é fundamental que os seus colaboradores recebam o treinamento necessário sobre higiene pessoal e a forma de manusear os ingredientes, bem como as condutas sanitárias de EPI 's na hora do preparo dos pratos.É necessário sempre usar: luvas, avental, touca para cabelo e máscara para cobrir o rosto e proteger os alimentos contra germes, bactérias e outros tipos de ameaças.
Também é importante lavar as mãos até os cotovelos com água corrente e sabão de coco para esterilizar corretamente a região que possui contato com os ingredientes.
O uso inadequado destes itens podem trazer sérios problemas de saúde ao seu cliente, além de afetar drasticamente a imagem de seu negócio.
Além disso, é recomendado também evitar o uso de relógios, correntes, anéis e pulseiras durante o processo de produção.
Conservação de Alimentos
Um dos principais inimigos dos gestores de restaurantes, são os alimentos fora da validade devido a falha no armazenamento e refrigeração. É preciso estar sempre atento e verificar antecipadamente a sua data e as suas condições de armazenamento.Além disto, o sistema de vigilância sanitária sempre poderá realizar uma visita inesperada em seu restaurante, buscando avaliar e fiscalizar corretamente como funciona internamente a sua produção.
Saiba exatamente o que fazer para que seu restaurante esteja seguindo as condições adequadas e sempre de acordo com as normas sanitárias. Confira:
- Organize e separe os alimentos por ordem (Evitar misturar ingredientes diferentes);
- Ao receber novos alimentos de estoque, realize a higienização e armazenagem destes itens;
- Confira a temperatura adequada para refrigeração e conservação de alimentos;
- Atente-se sempre com alimentos fresco e crus (Ex: Carne bovina, aves, peixes frescos, frutos do mar, queijos especiais, legumes e verduras, dentre outros);
O tratamento de alimentos pasteurizados e esterilizados com alta temperatura pode preservar ainda mais a sua conservação, mantendo a qualidade dos alimentos por ainda mais tempo.
Métodos de conservação de alimentos devem ser analisados e avaliados da forma correta, pois eles definirão o fluxo de sua produção, trazendo ainda mais praticidade e agilidade para o seu restaurante.