Saiba quais são as mudanças na legislação fiscal em transações via PIX

Saiba quais são as mudanças na legislação fiscal em transações via PIX

Atualmente, o PIX tornou-se um método bastante eficaz de realizar pagamentos em tempo real. Porém, muitos empresários ainda não estão cientes das mudanças na legislação fiscal de transações.

Esta fiscalização é fundamental para que seja comprovado a comercialização e prestação de serviços para pessoas físicas e jurídicas. Assim como as transações recebidas pelo cartão de crédito e débito, um estabelecimento comercial precisa emitir o documento fiscal realizados via PIX. 

Neste artigo, iremos explicar quais são as mudanças na legislação fiscal, buscando facilitar o entendimento de gestores que utilizam estes métodos de pagamentos em seu dia-a-dia.

O que mudou na nova legislação fiscal? 

O novo ajuste Sinief n°3/2022, que foi publicado no DOU de 12/04/2022 configura mudanças em relação ao CFOP,CST e CSOSN com uma nova exigência do CPF na NF-e e o recebimento do PIX.

Segue abaixo quais são as devidas alterações:
  • Deve constar a informação do CPF nas notas fiscais com valor superior a R$5.000,00 (A partir de 27/05/2022);
  • O recebimento do PIX deve ter o mesmo tratamento do recebimento do cartão de crédito em relação a emissão de notas fiscais.  

Por que devo me atentar?

Assim como qualquer outro tipo de documento fiscal, os pagamentos em PIX também são incluídos em suas emissões. 

Portanto, como gestor, você deve treinar seus colaboradores de frente de caixa a realizar este tipo de documentação, para evitar multas com juros em seus impostos. 

Muitas empresas adotaram o formato digital buscando atrair mais clientes de forma eficiente. Você ainda não recebe PIX no seu estabelecimento? Ou tem tido problemas com seu fornecedor atual? Nós podemos te ajudar!
 


Como realizar a documentação fiscal de forma eficiente? 

A melhor forma de realizar a documentação fiscal de forma eficiente é utilizando um sistema de automação comercial que traga mais agilidade para o seu atendimento de caixa e a emissão de notas.

O MeuPIX é um novo sistema capaz de automatizar de maneira prática e segura todos os tipos de pagamentos via PIX em seu negócio, garantindo a satisfação do seu cliente e evitando filas desnecessárias. 

Realize todos os tipos de PIX de forma segura e Automatizada: 
  • PIX INSTANTÂNEO 
  • PIX ZAP 
  • PIX BOLETO 
  • PIX COBRANÇA 
  • PIX SMART 
Acompanhe os ajustes de convênios e saiba como validar suas informações no portal da Confaz.

Gostou? Realize agora mesmo um orçamento do MeuPIX com um de nossos especialistas e turbine o atendimento do seu negócio com a melhor solução para o seu fluxo de caixa.


Fortaleça seu atendimento e facilite o pagamento com as soluções da SAB Automação Comercial


A SAB Automação Comercial dispõe das melhores soluções em automação comercial para negócios inteligentes. Nossos softwares facilitam a realização de tarefas em uma interface totalmente intuitiva e de fácil acessibilidade. 

Temos uma equipe de especialistas que ajudará a entender quais são as necessidades que a sua empresa possui, oferecendo as mais modernas e acessíveis opções para você.

Agende um bate-papo com a gente e descubra todas as vantagens de nossos serviços.

Por: Editorial

Diga um Oi!