Crescimento no varejo e comércio e as novas promessas do mercado para os próximos anos

Crescimento no varejo e comércio e as novas promessas do mercado para os próximos anos

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelo varejo brasileiro nos últimos anos, o mercado ainda apresenta muitas oportunidades de crescimento. 

Isso se deve principalmente à diversidade do varejo no Brasil, que oferece uma variedade de produtos e serviços que atendem às necessidades de seus  consumidores. 

Hoje, falaremos, neste artigo, sobre como o cenário do varejo e comércio tende a crescer ainda mais nos próximos anos em nosso país, e quais são as promessas do mercado para este setor. 


Aumento do comércio de mês em mês 

É notável conscientizar-se que existe o período sazonal e também momentos decrescentes na economia estatisticamente falando, como o que aconteceu durante os meses de janeiro até março, que houve uma queda considerável no mercado varejista.

Segundo estudos realizados pelo IBGE, durante o ano de 2022 houve um crescimento de 2,3%, porém houve também o desaceleramento de 1,9 para 0,8% nos 12 meses até março.

Além disso, a receita nominal do segmento de varejo obteve uma alta de 1,3% em abril de 2022, comparado ao ano anterior, com o incremento de 22%, de acordo com uma pesquisa feita pela Valor Data.

Impulsione as vendas do seu negócio e automatize a gestão comercial do seu estabelecimento com soluções que trazem economia e agilidade para sua rotina organizacional. Estamos com TAXA de Adesão ZERO + 10% de desconto nas mensalidades do contrato nos Sistemas SysPDV e ConnectStore. Clique no botão abaixo e saiba mais!

 

Crescimento no varejo e outras atividades 

O varejo também agrega outras atividades que se beneficiam com o seu crescimento, sendo fundamentais para a empregabilidade e economia do Brasil como: motoristas, revendedores franqueados, consultores contábeis, profissionais de marketing, advogados dentre outros. 

No setor varejista houve também um crescimento no volume de vendas pós-pandemia com alta de 0,7% comparado a março do ano passado. Já em abril, houve o aumento de 1,5% no setor de varejo. 

Os principais negócios que tiveram melhor desenvolvimento de vendas durante este período foram: farmácia, material de construção, tecidos, vestuário e calçados, móveis, eletrodomésticos, acessórios de informática e equipamentos para escritórios.

Queda do crédito e aumento de vendas

A crise financeira deixada pela pandemia afetou diretamente a oferta de crédito e o poder de compra de todos os brasileiros que sofreram bastante com a inflação de produtos de uma forma geral. 

Segundo Cristiano Santos, gerente de Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o corte do preço dos combustíveis e o aumento no valor pago pelo Auxílio Brasil ajudaram a mudar a situação do varejo, trazendo um crescimento em suas vendas no período de outubro. 

Um estudo feito com dados coletados de 202 gestores durante o evento Latam Retail Show “Visão de líderes do Varejo”, registrou que 60% dos entrevistados sentem otimismo com o futuro do setor. Além disso, 89% acredita que o comércio varejista estará melhor nos próximos 5 a 10 anos.


Como melhorar as suas vendas e automatizar o seu atendimento 

A automação comercial nos tempos atuais é essencial para negócios que buscam maior desempenho e redução de custos operacionais. Ao utilizar um software integrado, você poderá gerenciar de forma eficiente todas as áreas do seu estabelecimento com agilidade e praticidade.

Organize planilhas financeiras, monitore a entrada e saída de produtos, acompanhe o processo interno de logística, administre a sua frente de caixa de loja e ofereça um atendimento de qualidade para seus clientes contando com as melhores tecnologias do mercado. 

Turbine as vendas de sua loja utilizando as melhores ferramentas para a sua gestão comercial. Com a SAB Automação Comercial, você garante mais desempenho em sua produtividade e agilidade para a sua execução de tarefas. 
Adquira agora uma de nossas soluções e aproveite a promoção com TAXA de Adesão ZERO + 10% de desconto nas mensalidades do contrato nos Sistemas SysPDV e ConnectStore.


Conheça a solução ideal para o seu negócio com a SAB Automação Comercial 

A SAB Automação Comercial oferece diversas soluções para a sua empresa realizar as tarefas com maior performance em uma plataforma totalmente intuitiva e prática. 

Fidelize seus clientes e aumente as vendas da sua loja ao oferecer um atendimento eficiente e rápido para o seu consumidor, evitando filas e reclamações desnecessárias.

Ficou interessado(a)? Fale agora mesmo com um de nossos profissionais e conheça todas as vantagens de utilizar nossos sistemas em seu negócio.

Por: Alexandre Márcio Souza Santos

Diga um Oi!